No contexto contemporâneo e de cidades com uma grande densidade, os lares possuem novas configurações em áreas cada vez menores. A cozinha, que hoje não serve apenas para preparar refeições, mas também como um espaço de encontro, no qual recebemos visitas, é um dos lugares que mais se transformaram nas últimas décadas. Seja ao se integrar com outros ambientes de estar ou no desenho extremamente funcional de uma bancada única, busca-se cada vez mais inovar no projeto desta área fundamental para uma casa.
Sendo assim, reunimos algumas dicas para que sua cozinha, mesmo que em pequenas áreas, se destaque no projeto e propicie um espaço de qualidade que inspire as refeições a serem realizadas e compartilhadas.
Materiais inesperados
A cozinha também pode ser um espaço de inovação na escolha material ou na composição realizada através dele. Na Transformação de uma casa em Lavapiés, realizada por KRI, a pequena cozinha funciona como um local de socialização, para ganhar certo protagonismo, sua fabricação foi realizada numa peça única em latão polido, um material que reflete a luz e traz uma qualidade lumínica única para a área de estar.
Já no projeto realizado por Husos Architects, a Cabana (sinantro) amor, morada do tele (trabalho), o coração do interior é uma cozinha-sala de 4 metros de altura. A materialidade da cozinha se destaca pelas junções coloridas e o contraste criado entre as texturas e cores do ambiente.
Sem armários
Seja por questões orçamentárias ou para facilitar o acesso aos equipamentos, uma cozinha pode se livrar dos armários fechados e se apoiar nas estantes. Neste caso, um desenho mais dinâmico que propicie diferentes alturas, pode ser uma boa solução para guardar distintos objetos e trazer também espaço para plantas ou elementos decorativos, como acontece nas Casas Irmãs de Daher Jardim Arquitetura.
Ambiente monocromático
Hoje, muitas casas misturam as cozinhas com as áreas de estar. Para destacar um ambiente do outro, adotar uma solução monocromática pode trazer uma separação visual que ajuda a compor com a totalidade do espaço. No Apartamento Ann, a equipe do SKNYPL optou por deixar o piso da cozinha em microcimento branco, assim como as paredes e o mobiliário pintados na mesma cor, que contrasta com a laje de concreto aparente e o piso de carvalho de seu entorno.
Já no Apartamento Brisa, a arquiteta Elisa Albuquerque se apoiou apenas na paleta de cor monocromática dada para os mobiliários da cozinha, a fim de criar uma atmosfera única que se destaca no ambiente.
Jogo de cores
Ao contrário dos projetos anteriores, a Ampliação de Apartamento no Edifício Brasil, realizada por Alvorada Arquitetos, demonstra que a cozinha também pode ser um espaço para jogar com as cores e criar um ambiente mais lúdico.
Ilhas
As ilhas, podem servir como uma solução que tornam o espaço mais eficiente e multifuncional. Heren 5 Architects apresenta uma paleta sutil de madeira de bétula e Corian branco no Loft Buiksloterham, e destaca uma bancada com o detalhamento em "ponta de diamante" do bloco que contém maior parte do programa, trazendo uma maior dinâmica para o espaço.
No Apartamento LM, realizado por MZNO, a cozinha foi fragmentada para possibilitar uma área maior para outros cômodos. Para resolver o espaço agora menor, foi criada uma bancada no meio do ambiente que brinda distintos usos num mesmo lugar.
Integração espacial
A integração espacial entre a cozinha e outros ambientes pode ser realizada de várias formas. Seja com o diálogo entre interior e exterior a partir de grandes aberturas, como acontece na Casa Palco, de Cecchi Millan. Uma solução que também brinda mais iluminação natural e torna o ambiente mais confortável para seus usuários.
Ou como acontece na Casa Cao Lanh, na qual Tad.atelier opta por construir um mobiliário único que integra todo o espaço. A partir deste desenho, a cozinha se camufla no espaço.